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Artigo: Distúrbio do processamento auditivo prejudica aprendizado

Marcela Munhoz - Diário do Grande ABC

Desde os 2 anos, Maurício Arruda Fatibello, 28, tem dificuldade em se comunicar. Aos 9, quando entrou na escola e começou a aprender a ler e a escrever, ficou ainda mais difícil. Ele foi diagnosticado com dislexia e seguiu se esforçando mais do que todos os outros. "Ouvia, mas não entendia, principalmente quando o ambiente estava muito barulhento. Não conseguia focar e achava que era a dislexia", conta Maurício, que cansou de ouvir que era preguiçoso.

Com notas sempre no limite, conseguiu se formar na escola e, mais tarde, na faculdade de Medicina. Há quatro meses, já médico, descobriu finalmente o que tanto o atrapalhou a vida toda: ele tem distúrbio do processamento auditivo central, ou simplesmente distúrbio do processamento auditivo. "É uma disfunção dos circuitos cerebrais responsáveis pela distribuição e processamento das informações obtidas através da audição", explica a neurologista Denise Menezes.

É como se o cérebro fosse um rádio. O sinal existe, mas por algum motivo, há ruídos, interferências e a informação não consegue ser perfeitamente compreendida. No caso, o problema está no sistema nervoso central, onde o processamento do estímulo sonoro não é feito corretamente e a decodificação é lenta.

"Todos os sons do ambiente são ouvidos por todos. Quem não tem o distúrbio, consegue prestar mais atenção no que interessa. Quem tem, ouve um monte de barulhos e fica completamente perdido", detalha Marisa Ruggieri Barone, fonoaudióloga da Faculdade de Medicina do ABC. Segundo ela, a sensação é de frustração, já que a pessoa se esforça ao máximo para entender e, simplesmente, não consegue. "O que um aluno sem DPA faz em 15 minutos, o com distúrbio leva três horas. No final, a nota ainda é ruim."

Tanto que os primeiros sinais são desatenção na escola e dificuldades na escrita, leitura e interpretação de texto. "Os professores são os que mais percebem que tem algo de errado", observa o otorrinolaringologista da Faculdade de Medicina do ABC Osmar Clayton Person.

Incompreendidos, os alunos com o distúrbio ficam irritados e acabam desistindo de prestar atenção. Por isso, a fama de bagunceiros e desinteressados. "Acham que a pessoa é boba e até que está tirando o sarro por pedir para repetir muitas vezes o que não entendeu. Acabam se acostumando que estão sempre errados. A autoestima vai lá para baixo", enfatiza Liliane Desgualdo, da Universidade Federal de São Paulo, pioneira no diagnóstico do DPA no Brasil.

CAUSAS

Ainda não se sabe ao certo como o DPA é desenvolvido, mas acredita-se que infecções no ouvido, alterações neurológicas, doenças neurodegenerativas, lesões nos canais auditivos, alergias, nascimento prematuro, influência genética e até falta de estímulos sonoros na infância podem provocar o distúrbio. As estruturas do cérebro que interpretam e hierarquizam os sons se desenvolvem até os 13 anos.

"É preciso desenvolver estruturas neurológicas para formar mais conexões neurais. Se a pessoa vive privação sensorial e experiências sonoras de má qualidade, não estimula o desenvolvimento das conexões neurais, prejudicando habilidades auditivas, incluindo a memória", observa Liliane Desgualdo.

A especialista defende educação musical, capoeira, coral, dança e qualquer outra atividade que associa o movimento a um som. "Também é importante a comunicação. Precisa aprender as entonações e regras de uma conversa."

Tratamento melhora muito a qualidade de vida

"Estou aliviado em saber que o que tenho tem nome e tratamento. Minha vida mudou", desabafa o médico Maurício Fatibello, que após 11 sessões notou diferença. "Não peço mais para repetir. Se tivesse tratado antes, teria sofrido menos."

Mesmo sendo realidade de milhões de brasileiros, o distúrbio do processamento auditivo é difícil de ser diagnosticado. Os primeiros exames foram disponibilizados no Brasil só em 1997 e não são todos os especialistas que fazem.

O primeiro passo para chegar ao diagnóstico é marcar consulta com neurologista ou otorrino. Eles vão descartar problemas auditivos. Depois, o paciente é encaminhado ao fonoaudiólogo, que indica bateria de exames. "Os testes verificarão quais habilidades auditivas estão alteradas e qual o grau do distúrbio", explica Daniela Gil, gestora do Departamento de Audição e Equilíbrio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

O tratamento depende do tipo do distúrbio e da idade do paciente. Quem tem entre 5 e 9 anos realiza terapia fonoaudiológica. Os mais velhos podem fazer treinamento em cabine (usando fones) e aprender a lidar com situações de escuta difícil. Em média, o tratamento dura de oito a 12 sessões. "Quanto mais cedo, melhor", enfatiza Daniela, também professora da Universidade Federal de São Paulo.

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